Se tem um problema que afeta boa parte das mulheres é a infecção urinária porque, quando ela acontece, ela pode provocar uma série de contratempos se não for tratada adequadamente.
Pensando nisso, trouxemos na sequência mais detalhes sobre a infecção urinária, mostrando as formas de prevenção e como tratar.
Afinal, o que é a infecção urinária?
Como o próprio nome já diz, estamos falando de uma infecção provocada pela entrada de novas bactérias na região íntima, que pode afetar tanto a uretra, como a bexiga, chegando até os rins.
Depois que elas entram em contato com o corpo, elas proliferam, formando uma espécie de colônia de bactérias. De uma forma geral, as mulheres são mais afetadas pelo problema, porque elas têm um canal da uretra menor que o dos homens.
Quais os sintomas da infecção urinária?
Os sintomas podem começar de forma leve e, posteriormente, é comum aumentar a vontade de ir ao banheiro, acompanhada de dores na bexiga.
Portanto, qualquer sinal de dor ou desconforto na hora de ir ao banheiro, já deve ser motivo de atenção. Isso porque os sinais podem ser sutis logo no início, porém, logo depois a pessoa pode sentir uma dor aguda, que é quando o problema provavelmente já se agravou.
Além disso, a infecção urinária pode acarretar em problemas mais graves, como febre e sangue na urina. Portanto, por menor que seja o sintoma, é fundamental procurar um médico especializado.
Como evitar a infecção urinária?
Agora que você já sabe mais detalhes sobre a infecção urinária e quais os principais sintomas, saiba mais detalhes sobre como evitá-la!
- Redobre o cuidado com a higiene da região íntima, com o objetivo de evitar a proliferação de bactérias;
- Evite segurar a urina, porque essa não é uma prática saudável;
- Se certifique de que a calcinha está limpa e, além disso, opte por tecidos que não contribuam para o surgimento de bactérias;
- Beba ao menos dois litros de água para evitar que o fluxo de urina não funcione corretamente.
Como cuidar bem das calcinhas?
Como a peça íntima tem papel preponderante na hora de preservar a saúde íntima, confira na sequência algumas dicas para mantê-las sempre limpas.
- Tenha atenção na hora de lavar, inclusive, a dica é separá-la no tanque para que ela seja lavada com sabão neutro;
- Não é recomendável dividir a calcinha com outra pessoa, mesmo que seja uma amiga, porque o produto fica sempre em contato com uma região muito íntima, local que pode haver secreções;
- Calcinha apertada e fio dental devem ser evitadas no dia a dia porque, quando em contato com a região íntima, ela pode machucar.
- No que se refere a calcinha, também é bom deixar de lado as peças muito velhas porque, com o tecido mais comprometido, elas podem ser porta de entrada para bactérias.
Como adquirir boas calcinhas no mercado?
O ideal é procurar sempre pelos melhores fornecedores de moda íntima mas, para encontrá-los, é preciso observar o grau de experiência e qual o nível de qualidade de atendimento deles dentro do setor.